DICAS DE VIAGEM



Veja a seguir as melhores épocas para conhecer alguns dos principais destinos turísticos no Brasil:

BELÉM (PA)
Quando ir: de junho a janeiro, meses em que chove menos. No segundo domingo de outubro, cerca de 2 milhões de fiéis participam do Círio de Nazaré, a maior festa religiosa da região norte.

BONITO (MS)
Quando ir: o ano todo, entre dezembro e março (período das chuvas), a vegetação fica bem verdinha, o nível dos rios sobe e as cachoeiras ficam mais caudalosas. Já de junho a setembro (período da seca), apesar das queimadas constantes, as águas ficam mais claras, o que aumenta a visibilidade. Para visitar a Gruta do Lago Azul, a melhor época é entre a segunda quinzena de novembro e a primeira de janeiro, quando o sol incide diretamente na gruta, das 8h30 as 9h00, iluminando as águas cristalinas.

BRASÍLIA (DF)
Quando ir: de outubro a maio, quando a umidade relativa do ar é um pouco mais alta. Agosto é o mês mais seco.

CHAPADA DIAMANTINA (BA)
Quando ir: de abril a outubro, quando chove pouco e dá para aproveitar melhor os passeios. De dezembro a março chove mais, deixando a paisagem mais verde e as cachoeiras mais cheias. Nessa época, considerada alta temporada, a região recebe muitos turistas e os preços sobem.

DIAMANTINA (MG)
Quando ir: de março a outubro, quando são realizadas as vesperatas, apresentações musicais nas quais os músicos sobem nas sacadas dos casarões da Rua da Quitanda e tocam músicas populares. Para conseguir uma mesa, é preciso fazer reserva com bastante antecedência em algum hotel da cidade.

FERNANDO DE NORONHA (PE)
Quando ir: vá em setembro ou outubro, que são os melhores meses para praticar mergulho, porque o mar está mais calmo. Dezembro e janeiro são os meses das melhores ondas. Faz calor o ano todo, mas no inverno aumentam as chuvas.

FLORIANÓPOLIS (SC)
Quando ir: de novembro até abril, quando as temperaturas ainda são altas

FOZ DO IGUAÇU (PR)
Quando ir: no verão, apesar de as alturas serem altíssimas (podem chegar a 40°), as quedas ficam mais volumosas. No inverno, o volume de água é menor. Em setembro e outubro chove muito.

JALAPÃO (TO)
Quando ir: de maio a setembro, época em que quase não chove.

LENÇÓIS MARANHENSES (MA)
Quando ir: de maio a agosto, meses em que as lagoas, formadas pelas águas das chuvas (de dezembro a junho), estão cheias. Nos outros meses, só a Lagoa dos Peixe pode ser visitada.

OLINDA (PE)
Quando ir: de setembro a fevereiro, época em que chove menos. Se quiser conhecer com calma todas as ruas do Centro Histórico, vá fora da época de Carnaval, quando as ruas são tomadas por blocos carnavalescos.

OURO PRETO (MG)
Quando ir: o ano inteiro. Para os jovens, uma boa época é o Carnaval, quando blocos saem às ruas e as repúblicas estudantis promovem festas temáticas.

PARQUE NACIONAL DE APARADOS DA SERRA (RS)
Quando ir: no inverno, porque, apesar das baixas temperaturas, as paisagens ficam mais nítidas, chove pouco e há menos nevoeiro. Em setembro chove muito.

PORTO DE GALINHAS (PE)
Quando ir: de março a maio, se a idéia for gastar menos. A alta temporada vai de dezembro a fevereiro, quando os preços são bem mais altos e tudo fica lotado, até as piscinas naturais. De junho a setembro chove muito.

PRAIA DO FUTURO, FORTALEZA (CE)
Quando ir: o ano todo faz tempo bom, mas pode-se conseguir melhores preços nos meses de abril, maio, setembro e outubro.

RIO DE JANEIRO (RJ)
Quando ir: durante todo o ano. No Reveillon e no Carnaval, a cidade lota e os hotéis, além de ficarem mais caros, precisam ser reservados com bastante antecedência.

SALVADOR (BA)
Quando ir: durante todo o ano. No Carnaval, a cidade fica lotada de foliões, que correm atrás do trio da quinta-feira à Quarta-Feira de Cinzas. No mês de junho, o arraiais juninos também deixam a capital baiana ainda mais agitada.

SÃO LUIS (MA)
Quando ir: em junho, época em que acontecem as festas juninas animadas pelo folclórico bumba-meu-boi.

SÃO PAULO (SP)
Quando ir: o ano todo São Paulo oferece boas compras. Mas evite datas próximas ao Natal, Dia dos Namorados, Dia das Mães e Dia das Crianças porque as lojas de shoppings e de rua ficam bastante lotadas.

TIBAU DO SUL (RN)
Quando ir: o ano todo, mas em abril e julho as chuvas são mais recorrentes.

TRANCOSO (BA)
A temperatura é alta o ano todo, mas junho e julho são meses mais chuvosos.

Fonte: Guia do Viajante - TAM Viagens, 2009.